Loader

O Crossfit

O que é Crossfit?

O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico, gerando assim uma maior otimização de todas as capacidades físicas.

Esse é o principal método de treinamento de força e condicionamento físico usado em muitas academias de polícia, grupos de operações táticas (como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como os US Marines), por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo, assim como por mães, pais, avós e até mesmo pessoas com necessidades especiais.

Diferentemente da musculação convencional, que trabalha os músculos de forma isolada, esse treinamento utiliza movimentos funcionais inspirados na ginástica, no levantamento de peso e no atletismo. Os treinos são à prova de monotonia, definidos dia a dia.

Nos treinos do CrossFit são desenvolvidas as 10 capacidades físicas:

  • 1.  Resistência cardiovascular e respiratória: a capacidade dos sistemas do corpo para agrupar, processar e fornecer oxigênio.
  • 2.  Resistência muscular: a capacidade dos sistemas do corpo de processar, fornecer, armazenar e usar energia. 
  • 3.  Força muscular: a capacidade de uma unidade muscular, ou uma combinação de unidades musculares, de aplicar força. 
  • 4.  Flexibilidade: a capacidade de maximizar a amplitude de movimento de uma articulação. 
  • 5.  Potência: a habilidade de uma unidade muscular, ou uma combinação de unidades musculares, de aplicar a força máxima por um período mínimo de tempo. 
  • 6.  Velocidade: a capacidade de reduzir o tempo de repetição de um movimento repetido. 
  • 7.  Coordenação: a capacidade de combinar uma série de movimentos distintos em um movimento.
  • 8.  Agilidade: a capacidade de diminuir o tempo de transição de uma série de movimentos para outro. 
  • 9.  Equilíbrio: a capacidade de controlar a posição do centro de gravidade de um corpo em relação à sua base de apoio. 
  • 10.  Precisão: a capacidade de controlar o movimento em uma direção ou intensidade específica.

O CrossFit visa melhorar a capacidade de aproveitar os processos energéticos e metabólicos, mas acima de tudo, melhorar a aptidão de fazer bem qualquer coisa, mesmo as menos familiares, com sucesso e combinadas umas com as outras em uma série infinita de variações. “No CrossFit dizemos que preparamos o corpo para o esperado e o inesperado”.  

Se você é um guerreiro de domingo, um esportista profissional, uma pessoa idosa ou simplesmente seu objetivo é voltar à forma, o programa CrossFit é projetado para ser adaptado para qualquer indivíduo, independentemente da experiência. A intensidade é relativa à tolerância e à capacidade fisiológica e psicológica de cada um de nós. Isso significa que o programa é universalmente escalável em intensidade e dificuldade! É por isso que os exercícios criados pelo CrossFit podem ser usados ​​por qualquer pessoa. Vamos nos certificar de que o treinamento se adapte à pessoa e não o contrário.

Agende uma aula experimental e venha nos conhecer!

TOPO